Segurança e Saúde no Trabalho

Auditoria anual com reavaliação da Avaliação de Riscos

Partilhar
JEL36 – jan. fev. mar. 2022

Na visita à BioSamara o JEL acompanhou a equipa de Segurança no Trabalho (ST) da AESintra numa auditoria anual feita à empresa, focada numa reavaliação de riscos a propósito dos novos espaços da empresa, não existentes à altura da última auditoria. A Avaliação de Riscos é uma ferramenta de análise e de controlo dos perigos no local de trabalho.

rata-se de uma análise sistemática de todos os aspetos do trabalho, que identifica não só o que é suscetível de causar lesões ou danos como também a possibilidade de os perigos serem eliminados. A Avaliação de Riscos identifica ainda as medidas de prevenção ou proteção inexistentes, promovendo, junto dos agentes de implementação das mesmas a necessidade de as implementar para controlo dos riscos.

Uma das determinações exigidas pelas boas práticas de Segurança do Trabalho é proceder a uma reavaliação sempre que se verifiquem na organização mudanças relevantes. Ora, esta medida de reavaliação da avaliação de riscos é de extrema importância quando em causa está uma empresa em franco crescimento, como é o caso da BioSamara. A empresa investiu em máquinas mais eficientes, alterou espaços de trabalho, organizou circuitos de produção diferentes.

A par de todo o trabalho de gestão de segurança no trabalho, da parte do Gabinete de ST importa perceber a influência destas mudanças na estrutura. Todas as etapas devem ser revistas, assim como os equipamentos usados, deverá ser feita uma revisão aos procedimentos e identificar possíveis falhas na passagem de nova informação aos trabalhadores

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *