Jurídico/Financeiro País

E-fatura vai contemplar despesas com ginásios e outras atividades desportivas

Partilhar

Será ainda durante o mês de setembro que o Portal das Finanças vai dispor de um espaço dedicado às faturas dos ginásios e atividades desportivas, conforme avançou à agência Lusa Nuno Félix, subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte da Autoridade Tributária (AT). Assim, os contribuintes que ainda não classificaram as suas faturas de ginásios, vão poder “fazê-lo sem qualquer problema”.

O Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) prevê que 15% do IVA suportado na despesa com “atividades de ginásio — fitness”, “ensinos desportivo e recreativo” e “atividades dos clubes e recreativo” passe a ser dedutível ao IRS. Na prática, isto significa que esta despesa passa a ter a mesma utilidade fiscal ao nível do IRS das faturas dos cabeleireiros, veterinários, restaurantes e oficinas de carros.

Na eventualidade de alguns contribuintes já terem classificado as designadas faturas e o tenham feito erradamente (classificando-as como ‘Outro’, a categoria onde se enquadram as ‘Despesas gerais familiares’) “poderão reclassificá-las sem problemas”.

Ainda durante as declarações de Nuno Félix, foi avançado que a AT está a preparar a abertura de uma conta no Instagram com o objetivo de chegar aos mais novos. A AT já está no Twitter e no Facebook desde 2020.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *