Formação Profissional

Líder na formação em Engenharia e Segurança Industrial

Partilhar
JEL35 – novembro/dezembro 2021

A TECNIQUITEL, associado da AESintra sediado na Abrunheira, é um dos seus parceiros empresarialmente mais robustos no sentido em que já
conta com um historial de mais de 44 anos. A empresa começou cedo a liderar o mercado nas áreas da proteção laboral, prevenção e combate a incêndios e, uma das suas principais atividades, é a comercialização de artigos na área da Engenharia e da Segurança Industrial. Ao longo dos anos, a TECNIQUITEL foi apostando na formação especializada e hoje tem a sua própria Academia de Treino (centro de formação) que a AESintra teve o prazer de visitar. A Academia de Treinos está vocacionada para formações da Classe de Risco 3 (classe de risco mortal): Trabalhos em Altura, Espaços Confinados e Segurança Laboral.

Foi o Centro de Formação da Academia de Treino que aparece nas fotos que ilustram este artigo que despoletou o interesse da AESintra. As formações que ali são ministradas pertencem a uma lista muito especializada e exigente de práticas e desempenhos laborais no setor industrial, onde a TECNIQUITEL se destaca por ser líder de mercado. Empresas como, Águas de Portugal, EDP, Petrogal e a Repsol procuram este nosso associado com regularidade, e se antes a empresa dava formação exclusivamente onjob ou em casa do cliente, agora tem condições de topo para mobilizar equipas até às suas instalações e aí oferecer o ambiente ideal e certificado para a aprendizagem e confiança necessárias na aquisição de competências pelos trabalhadores, a quem por determinação da exigência das suas funções, é pedida a frequência e o aproveitamento positivo na conclusão das formações de Classe de Risco 3.

Paulo Trigo, Gestor da Formação da TECNIQUITEL, explicou a Carlos Cardoso (diretor da AESintra) e a Sandra Neves (coordenadora do Gabinete de Formação) que a Academia de Treino trouxe uma vantagem fundamental à qualidade da formação – a individualização das necessidades de cada empresa ou até, as necessidades de cada pessoa. Os clientes individualizados são, normalmente, subempreiteiros contratados por grandes empresas que exigem prova das formações que a TECNIQUITEL administra. Uma das formações mais procuradas é a formação IRATA (Industrial Rope Acess Trade Association) o programa de certificação mais reconhecido internacionalmente no que respeita ao acesso por corda.

A TECNIQUITEL está ainda no processo de certificação GWO (Global Wind Organization), conteúdos e práticas especializadas e muito exigentes para técnicos de intervenção no setor da energia eólica, designadamente, trabalhos em aerogeradores. A visita da AESintra desenrolou-se em resposta a um convite da TECNIQUITEL com quem a associação pretende estreitar relações, para, também assim, poder potenciar a sua resposta ao tecido associativo que integra empresas que desenvolvem atividade nos setores a que estas formações dizem respeito. A TECNIQUITEL pode ser a resposta que estas empresas e/ou negócios procuram, desconhecendo que não têm de sair do concelho de Sintra para satisfazer as suas
necessidades, sendo que, numa perspetiva realista e até de algum orgulho concelhio, é precisamente no concelho que se encontra uma das referências nacionais na área da formação em Engenharia e Segurança Industrial.

Carlos Cardoso (AESintra), Paulo Trigo (Gestor da Formação – Tecniquitel) e Pedro Costa (Diretor de Qualidade)

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *