Cultura SINTRA

Museus reabrem com esperança no regresso dos turistas

Partilhar

Ontem, realizou-se o Dia Internacional dos Museus, que em Sintra foi assinalado com a reabertura e novos conteúdos e com a parceria entre o NewsMuseum e o Centro Interpretativo Mitos e Lendas. Esta parceria assenta, desde logo, em bilhetes combinados a preços mais acessíveis (9 euros para adultos, com numerosos descontos para outras faixas etárias e munícipes de Sintra), mas também pela coordenação do trabalho dos respetivos serviços educativos.

Em cerimónia pública, marcada pela “esperança do regresso do Turismo”, em particular a Sintra, Basílio Horta afirmou: “a Câmara Municipal investiu 100 mil euros na promoção turística de Sintra, em órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros. “Só em Espanha colocámos anúncios em 23 jornais e vários mupis em locais estratégicos de Madrid.”

Na cerimónia estiveram, Vítor Costa, presidente do Turismo de Lisboa e José Luís Arnaut, vice-presidente da Associação de Turismo de Lisboa. “O Newsmuseum acolhe agora (para além da coleção permanente) conteúdos dedicados às histórias locais e dá o devido destaque a dois temas da atualidade: a Covid-19 e a emergência climática, sempre do ponto de vista do seu tratamento informativo. O espaço Mitos e Lendas, também situado na Vila de Sintra, “oferece uma viagem multimédia pelo imaginário mítico de Sintra, desde a lenda da triste princesa moura de Seteais à motivação algo pícara do teto da sala das pegas no Palácio da Vila. Pelo meio, há amores desgraçados dignos de Shakespeare, cristãos e mouros à espadeirada, monges eremitas, fadas em lugares ocultos da serra. E, como não podia deixar de ser, os homens e mulheres de Cultura que, certo dia, se tomaram de amores por estas paragens. Do “glorioso Éden” de Lord Byron ao “a ver se não me esqueço das queijadas” de Eça de Queirós.”

Fonte da noticia Diário Notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *