Cultura Sintra

“Lembro-me® da beleza de Sintra” – Nova App com as memórias Hans Christian Andersen

Partilhar

A aplicação informática (App) “Lembro-me® da beleza de Sintra” foi lançada pela embaixada da Dinamarca e é baseada nas experiências de Hans Christian Andersen durante a sua estadia em Sintra, em 1866. O lançamento da aplicação foi em Sintra, com uma caminhada da Fonte da Sabuga até ao Largo D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, tendo sido realizada uma cerimónia no Mont Fleuri que contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, da Embaixadora da Dinamarca, Maria Nilaus Tarp e do responsável pelo projeto, Hans Sydow.

“Lembro-me® da beleza de Sintra” é um roteiro único sobre a estadia do escritor de histórias infantis e poeta dinamarquês, passando por locais emblemáticos, como a casa onde viveu, e os locais por onde passou. Este roteiro, pode ser realizado a pé, a partir da Fonte da Sabuga subindo a Calçada dos Clérigos em direção à Igreja de Santa Maria e que termina perto da Igreja de São Pedro, passando pela casa da família O’Neill, onde Hans Christian Andersen ficou como hóspede.

Hans Christian Andersen visitou Portugal há 150 anos e apaixonou-se pelo país e pelo seu povo, descrevendo o seu percurso no livro “Uma visita a Portugal 1866”. O que há de único no livro de Andersen e sobretudo nas suas descrições da antiga cidade real de Sintra, hoje Património Mundial da Unesco, é que a vila ainda se parece com o lugar que Andersen visitou e sobre o qual escreveu.  diário de viagem de Hans Christian Andersen em Sintra ganha agora uma nova vida, num outro formato, ao recontar trechos selecionados no passeio sonoro do compositor dinamarquês Hans Sydow: Jeg kan huske® Sintras dejlighed / Lembro-me® da beleza de Sintra / I remember® Sintra’s beauty.

Com a aplicação LYDLANDKORT, o visitante pode ouvir as histórias associadas ao local por onde passou Hans Christian Andersen. O GPS do telefone deteta onde estamos e reproduz os sons e histórias associadas ao lugar. A aplicação, disponível em português, inglês e dinamarquês é produzida por RESONANCE.DK em cooperação com a Embaixada da Dinamarca em Portugal e com apoio financeiro da Danish Arts Foundation, Autorkontoen e DJBFA.

A aplicação está disponível na para Android e IOS.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *