Cultura Património

Enigma da sala do Palácio de Sintra foi resolvido

A função original da sala que exibia, desde 2019, o Leito de Aparato do século XVII no Palácio de Sintra foi finalmente descoberta por uma equipa de técnicos que trabalha no local.
Foram três anos de investigação que, segundo comunicado dos Parques de Sintra-Montes da Lua, culminam agora com a resolução de um enigma de 200 anos.
Trata-se da Casa do Conselho de Estado, destinada, entre os séculos XVI e XVIII, “às mais altas instituições da monarquia, uma vez que, com a sala contígua, conhecida como Sala dos Árabes, acolheu os tribunais superiores do reino, nomeadamente a Casa da Suplicação, sendo o espaço posteriormente adaptado para as reuniões do Conselho de Estado”.
Esta descoberta, “traz um novo contributo para a forma de interpretar um palácio”, pois demonstra “que, entre o final da Idade Média e ao longo da época moderna (séculos XIII e XVIII) um palácio era muito mais do que a residência para a família real”.
Tratava-se de “um lugar onde o rei provia à proteção dos seus súbditos, dando-lhes abrigo, alimento e justiça. Esta tripla função exigia três espaços distintos: aposentos para acolher, cozinhas para alimentar e salas para julgar crimes ou conflitos”.
Esta conclusão resulta de “um complexo e cuidado trabalho de pesquisa” e “transforma o Palácio de Sintra no único palácio do País em que é possível tomar contacto com as três dimensões referidas em simultâneo”.