Ambiente SINTRA

Bordalo II deixa obra na fachada das oficinas dos SMAS

Partilhar

No passado sábado comemorou-se o Dia Internacional da Biodiversidade e para celebrar a data os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra inauguraram no dia anterior uma criação de Bordalo II. Um falcão peregrino ocupa agora a fachada das Instalações Oficinais da Portela dos  SMAS, inteiramente composto por plásticos usados, criação esta que integra a mais recente adição à série “Big Trash Animals” do artista, e foi inspirada na fauna do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC).

O falcão-peregrino ocupa arribas costeiras, áreas escarpadas do interior e zonas abertas com abundância de presas, alimentando-se de aves que captura em pleno voo, no território apresenta um estatuto de conservação classificado como vulnerável, sendo ameaçado pela ocupação urbana da zona litoral, onde nidifica nas paredes rochosas.

Com “Big Trash Animals”, Bordalo II já concebeu 220 peças e reutilizou 72 toneladas de plástico em fim de vida. Nestes trabalhos, Bordalo II chama a atenção para o problema da produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos nocivos para o planeta. “A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói”, explica o artista.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *