João Jesus OPINIÃO

Tornar digital o seu Comércio Local

Partilhar

Hoje em dia, quando um consumidor final necessita de um determinado produto ou serviço, há uma grande probabilidade do mesmo ir ao Google e pesquisar por exemplo por: “loja de animais em Mem Martins”, “florista no Cacém”, “lavandaria em Massamá”,…O que isto significa na prática é: se o seu negócio tiver uma presença digital, poderá ser encontrado; se não tiver… aquele consumidor irá fazer a compra num seu concorrente!

Quais são então os canais digitais que existem atualmente? Em primeiro lugar, o canal digital mais importante, será sempre uma página web própria, com um domínio próprio. Por exemplo: www.aminhaloja.pt. Aqui, terá o controlo total sobre a informação que pretende transmitir aos seus potenciais clientes, por exemplo: uma apresentação da sua loja, a descrição dos produtos e/ou serviços comercializados, testemunhos de clientes, os seus contactos, horário e um mapa de localização.

Depois, caso o seu negócio assente sobre a venda de produtos físicos, pode ponderar a criação de uma loja online (com pagamentos eletrónicos e um serviço de entregas). Uma loja online tem duas grandes vantagens: por um lado, permite vender os seus produtos a clientes que estejam fisicamente distantes (e que não se iriam deslocar à sua loja) e, por outro, serve de catálogo para que os clientes mais próximos possam identificar previamente os artigos que lhes interessam.

Temos também as redes sociais, sendo que, em Portugal, as mais usadas pelo comércio local são: o Facebook, o Instagram e o YouTube. Pode – e deve – criar uma conta em cada uma delas. E finalmente, um canal menos conhecido mas eficaz (e gratuito), é o “Perfil da Empresa no Google”. Esta ferramenta, faz com que a sua empresa apareça em destaque nos resultados da pesquisa do Google, assim como no Google Maps, quando os clientes pesquisam pelo nome do seu negócio e/ou pelos seus produtos ou serviços. Pode criar o seu perfil nes te endereço: https://www.google.com/intl/pt-PT_pt/business/

Em resumo: os canais digitais são um bom complemento à divulgação da sua loja física e, se ainda não os implementou no seu negócio…está na altura de o fazer!

JEL37 – abr. mai. jun. – 2022

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *