“A internet para nós não serve…”

Bernardo Chitas
Partilhar

Esta é uma frase que os fornecedores de serviços de Marketing Digital ouvem constantemente proferida pelos nossos estimados clientes. Numa época demarcada pela impossibilidade do contacto pessoal entre pessoas e os nossos negócios, a distância com esta expressão em relação à realidade tornou-se bastante evidente. Em tempos, o comércio local tinha o posicionamento estratégico definido pela rua do estabelecimento. Quanto maior o movimento dessa rua, mais sucesso padecia o negócio. Hoje a internet possibilita a criação de novas ruas com outro tipo de tráfego, o tráfego digital. Os nossos negócios têm agora de se posicionar nas “ruas digitais” onde passam mais clientes.

Isto não é o fim do comércio local, antes pelo contrário. O cliente agora, mais informado, quer adquirir produtos e serviços que estejam mais orientados à sua realidade, quer saber que as suas preferências foram ouvidas e correspondidas. Já perdi a conta a quantos negócios descobri na nossa terra através da internet. Estar presente na internet significa também fazer o esforço para conhecer o cliente e as suas vontades. É possibilitar a descoberta do nosso produto ou serviço, obter feedback, testar o mercado. Esta é talvez a maior vantagem de estar online. Conhecer o cliente permite oferece um melhor serviço personalizado e adaptado ao seu contexto.

Promover o seu negócio local e criar uma posição na nossa comunidade é uma ferramenta extremamente poderosa que a internet nos oferece. Existem inúmeras formas de digitalizar o nosso negócio. Pode começar com a configuração do seu negócio no Google My Business, criar uma página no Facebook até à criação do website da sua empresa que acentua a credibilidade do seu negócio e também permite que seja encontrado por quem o procura. O custo de acesso a esta digitalização começa no “totalmente gratuito” até valores avultados consoante a complexidade, mas também há retorno das tecnologias aplicadas.

Nunca foi tão fácil e económico colocar-se online como nos dias de hoje. Todos temos um “aparelho” que nos possibilita a qualquer hora e a qualquer lugar aceder a informação, comunicar, encomendar e receber no nosso lar, fazer pagamentos com apenas alguns movimentos do polegar num ecrã. Também é verdade que a competitividade por essa presença online está mais forte que nunca e existem várias estratégias em constante evolução para permitir que a sua presença se destaque. Algumas dessas estratégias não mudaram e continuam a ser as mesmas de sempre:

Oferecer um produto ou serviço de qualidade. Empatia para com os seus clientes.
A internet conecta, não fique de fora.

JEL28 maio/junho 2020
Foto por Inês Sousa e Pereira
Bernardo Chitas
Bernardo Chitas

Empresário na área do Marketing Digital e Tecnologias da Informação.

  • 1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *