Economia Local Empresas/Negócios

Nova linha de crédito para micro, pequenas e médias empresas

Partilhar

Foi aprovado no Conselho de Ministros de ontem, 8 de julho, a criação de uma linha de crédito para micro, pequenas e médias empresas que, conforme anunciado pelo ministro da Economia Pedro Siza Vieira, deverá ficar operacional dentro de 14 dias.

Nas palavras do ministro, trata-se de uma linha de crédito que “replicará  a experiência para as empresas do turismo”, realizada através do Turismo de Portugal. O crédito será operacionalizado através do IAPMEI “o que permitirá a empresas de outros setores terem acesso”. Os empréstimos concedidos terão um período de carência de 18 meses.

Os detalhes estão ainda a ser afinados e serão publicados nos próximos dias, através de uma portaria conjunta dos ministros da Economia e das Finanças, mas Pedro Siza Vieira adiantou alguns aspetos:

  • A deverá ter um valor de até 750 milhões de euros e as condições de crédito dependerão da dimensão da empresa e do número de trabalhadores que tenham a cargo;
  • Os apoios atribuídos poderão ser de 3.000 euros por cada posto trabalho, com um limite de 25 mil euros para microempresas e de 75 mil euros para PME;
  • O período de reembolso “será estabelecido nos próximos dias” e também não está ainda fechado o custo a suportar pelas empresas, mas deverá corresponder à “euribor mais 1,5%”, estima Pedro Siza Vieira.
  • As empresas que recorram à nova linha de crédito terão de manter o funcionamento da atividade e o número de postos de trabalho durante um determinado tempo, que será também ser especificado na portaria em preparação.

(matéria em atualização)

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *