Economia Local Empresas/Negócios

MADE IN SINTRA: Assinatura de protocolo

Partilhar

Foi ontem assinado um protocolo de cooperação, entre a AESINTRA e a Câmara Municipal de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, que marca o arranque da estratégia de incentivo ao consumo de produtos locais e endógenos da região. A Associação Empresarial de Sintra, mentora do projeto, pretende priorizar e acrescentar valor aos produtos de qualidade de Sintra, quer pela sua natureza única quer por via da transformação.

 APRESENTAÇÃO MADE IN SINTRA

É no âmbito da estratégia de incentivo ao consumo de produtos locais e endógenos constituída pela AESintra, e recorrendo à natureza agregadora dos grupos setoriais e de algumas entidades de constituição formal que integram o município, que nasce MADE IN SINTRA.

Agregadas as vontades, já embrionárias no pré pandemia, tornou-se agora particularmente importante priorizar os “nossos” (de Sintra) produtores e os “nossos” transformadores, como reforço à coesão social, económica e territorial, resultado do aproveitamento da singularidade dos “nossos” produtos locais e endógenos.

Produtos esses que se destacam das condições da Natureza única de Sintra, sem reprodução idêntica em qualquer outro canto de Portugal e do mundo. Como exemplo mais justo e evidente desse destaque, surge, inequivocamente, a instalação de vinhas em chão de areia e toda a prática ancestral que a técnica envolve, mas também a maçã reineta, a pêra parda, o pêssego rosa; se só nos concentrarmos na Natureza crua e dura.

MADE IN SINTRA são evidentemente os travesseiros, as queijadas e tantos exemplos de doçaria existentes por todo o concelho, menos conhecidos é certo, mas igualmente identitários da região.

MADE IN SINTRA e já com imagem de marca instituída além-fronteiras, são os vinhos produzidos e engarrafados em Sintra, não só os Colares DOC, sublinhe-se, mas todos os provenientes de vinha instalada no designado chão rijo; vinhos únicos e premiados.

MADE IN SINTRA é também o queijo fresco, a framboesa e os cogumelos, as amoras, o mel, a cerveja artesanal, o azulejo, produtos estes que começam a ganhar expressão e merecem integrar uma base de apoio conjunta.

MADE IN SINTRA – Estratégia de marca

A AESintra propõe criar e dinamizar a marca MADE IN SINTRA que, genericamente, é o “chapéu” de divulgação dos produtos locais da região, únicos no país e no mundo e que merecem um olhar mais atento e mais vocacionado para a promoção, comunicação e marketing.

Pretende-se, assim, impactar positivamente nas relações económicas da região, estreitando distâncias entre agentes económicos e promovendo parcerias e sinergias.

Como? By connecting people.

O vinho e as vinhas, a gastronomia, os produtos regionais, a costa litoral e as suas potencialidades únicas, o património e as pessoas, fundamentalmente as pessoas, são o mote para a criação de um espaço único que possa reunir todas estas potencialidades. Este espaço é uma das propostas da nova equipa da AESintra; um espaço MADE IN SINTRA.

Um espaço que possa “ligar pessoas”, divulgar os produtos locais e acrescentar valia e diferenciação nacional e internacional. Um espaço MADE IN SINTRApara o mundo.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *