Colares Economia Local

Cerveja artesanal com fabrico no concelho anfitriã de evento nacional

Partilhar

Após interregno devido à pandemia, está de regresso o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais que reúne todos os cervejeiros portugueses e a residir em Portugal.

Conforme artigo do Jornal Económico, “este é o mais antigo e importante concurso de cerveja no nosso país”.

A edição de 2021 vai decorrer em Coimbra, na cervejaria Praxis, e em Colares no dia 4 de dezembro, na HopSin. “O Concurso tendo sido o primeiro no âmbito nacional certificado pelo BJCP – Beer Judge Certification Program, uma organização mundial de juízes de cerveja criada em 1985, presente em mais de 40 países e com mais de seis mil juízes no programa”.

“Em ambos os dias, além da avaliação das cervejas a concurso, há atividades paralelas como visitas às instalações onde se produz a cerveja, workshops ou quizzes”, destaca a organização do concurso. Os mesmos responsáveis assinalam que “o 1º Prémio é sempre o mais ambicionado pelos cervejeiros a concurso e, mais uma vez, as expetativas são altas: as quatro receitas vencedoras de cada uma das categorias do concurso vão ser repercutidas pela Rafeira, pela The Browers Company, pela Barona e pela Mean Sardine”.

Desde que ocorreu a primeira edição deste concurso, em 2008, muitos cervejeiros vencedores passaram a ser figuras de destaque no movimento cervejeiro nacional, tendo alguns deles criado as suas próprias marcas e outros passado a trabalhar em conhecidas marcas de cerveja portuguesas. Recorde-se que alguns desses vencedores são os cervejeiros de marcas conhecidas como a HopSin, Bolina, Vicentina, FdS! Beer, Mania e outras.

A HopSin Brewpub é um bar de cerveja em Colares, instalado na antiga fábrica de elétricos, associado da AESintra, onde se pode degustar uma grande variedade de cervejas produzidas no próprio local acompanhadas de excelentes petiscos

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *