Economia Local País Turismo

Certificado digital Covid-19 a partir de 1 de julho

Partilhar

Numa tentativa de “salvar o verão” de 2021, particularmente no setor do turismo, o Parlamento Europeu acabou de aprovar o certificado digital Covid-19, que vai permitir aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados, viajar sem restrições dentro da União Europeia, já a partir de 1 de julho.

A luz verde foi dada com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções. O certificado será disponibilizado na língua nacional do cidadão e em inglês, em formato digital e/ou papel e deverá ser gratuito. Prevê-se que funcione de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos.

Estima-se assim que os Estados-membros não voltem a aplicar restrições, numa altura em que quase metade dos europeus já recebeu a primeira dose da vacina, porém, a decisão dos governos nacionais é soberana, em casos de alerta epidemiológico, o que pode resultar na obrigatoriedade do viajante ser submetido a períodos de quarentena ou mais testes ou a outros requisitos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *