Economia Local País

2ª Fase do Programa Comércio Digital

Partilhar
O Comércio Digital é um programa apoiado pelo Governo que junta a Associação da Economia Digital (ACEPI), a Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal (CCP). Objetivamente, o programa pretende motivar o desenvolvimento das competências digitais dos comerciantes, é co-financiado pelo COMPETE 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia/FEDER. Existe para promover a transformação digital das empresas portuguesas, tendo sido agora reforçado para ajudar o comércio local a vencer os desafios colocados pelo fecho ou diminuição de atividade
Destacamos algumas declarações emitidas durante a sessão de apresentação do programa, que indicam uma mudança no comportamento dos consumidores durante o período de confinamento e que, consequentemente, podem e devem precipitar o ajuste do comércio local ao e-commerce e ao digital:
?Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI:
«com a pandemia da COVID-19 muitos pequenos comerciantes perceberam que têm de ter uma presença online e a ACEPI quer apoiá-los nesta jornada»;
«Há mais portugueses a utilizar o digital, a fazer compras online. Começamos a ver isso nos estudos sobre o impacto da COVID e há também mais sofisticação, há mais utilizadores avançados, ou seja, a usar o homebaking e os serviços online».
«Na Europa, éramos a população que mais comprava fora do país. No confinamento houve compras quase em exclusivo em sites do mercado interno»
?Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital
«sem o digital, teria sido mais difícil para todos assegurar o acesso a bens e a serviços fundamentais»

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *