Criação do Próprio Emprego Serviços

AESintra apoia a criação de negócios

A Linha na Agulha, loja de arranjos de costura e artesanato, situa-se no Shopping Center de Massamá e é mais um dos negócios criados com o apoio da AESintra, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE). A equipa da AESintra que acompanhou a Promotora durante todo o processo de candidatura, foi convidada para a inauguração da loja, no início do mês de julho, momento especial também experienciado por Joaquim Viegas Simão, presidente da Direção da AESintra, uma das primeiras pessoas que auxiliou a Filomena dando-lhe conhecimento da existência do PAECPE.

Filomena Barbosa, promotora do seu próprio emprego, é a proprietária desta loja e regista na sua história de vida trinta anos de trabalho na Triumph, até à declaração de falência da empresa. Paralelamente a essas três décadas, a Promotora – é esta a terminologia usada para identificar todos os candidatos ao PAECPE – acalentou um sonho; o de abrir o seu próprio espaço. Sonho que acabou de realizar aos 58 anos.

Equipa da AESintra – Gabinete de Criação do Próprio Emprego – com Filomena Barbosa, seu esposo e sua mãe

Antes de chegar ao espaço que inaugurou com a pompa e a circunstância de quem conquista finalmente um objetivo de vida, a Filomena começou a trabalhar a partir de casa, fazendo vários arranjos de costura e confecionando fardas para uma empresa também sedeada em Massamá. Em casa a Filomena deixou de ter a privacidade e o espaço necessários para a rotina do seu trabalho e por isso decidiu dar o passo em frente.

Contactou o IEFP e a Segurança Social e percebeu que podia aplicar o valor das prestações de desemprego que ainda lhe faltava receber na criação do seu próprio emprego. O processo começou em novembro de 2021, em plena pandemia, que apesar de ter concorrido desfavoravelmente, a verdade é que em menos de um ano a Filomena conseguiu reunir as condições necessárias para abrir a sua loja.

A AESintra está credenciada pelo IEFP para ser uma Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), no âmbito do PAECPE, o que significa que fez todo o acompanhamento na criação deste negócio desde o primeiro momento. Depois de ter sido considerada elegível para o PAECPE a Filomena reuniu com a equipa da AESintra que ajudou a Promotora a preparar toda a documentação, inclusivamente o desenho de um Plano de Negócios, para a efetivação da candidatura.

Quando questionada sobre a importância do apoio da AESintra na concretização do seu sonho, a Promotora foi bastante elucidativa: “estas senhoras ajudaram-me bastante com toda a documentação necessária e incentivaram-me durante todo o processo; são acima de tudo muito profissionais”.

Apesar do apoio da AESintra ao novo negócio terminar com a abertura oficial do mesmo, a Filomena sabe que pode contar com o apoio informal da Associação, particularmente na próxima fase em que vai ter de comprovar todo o investimento feito. No caso deste negócio o valor investido foi inferior ao valor das prestações de desemprego que lhe são devidas, assim sendo, a promotora vai ainda receber o valor relativo às prestações em falta.

A Linha na Agulha é o exemplo perfeito de como o Gabinete de Criação do Próprio Negócio tem ajudado dezenas de promotores na criação de autoemprego. Este negócio tem para a AESintra particular destaque pela forma como traduz a dinâmica do comércio local, num dos centros comerciais de proximidade mais importantes do concelho. É preciso estar no meio para entender como funcionam os negócios locais, e a AESintra, no dia da inauguração da lojinha da Filomena, esteve. Não só esteve como ainda comprovou a relação humanizada existente entre lojistas. Foram muitos os que interromperam a conversa informal entre o JEL e a Filomena para desejar-lhe felicidades futuras e reforçar as boas vindas.

De Promotora a Associada, será esse o próximo passo da Filomena Barbosa.

JEL38 . AGOSTO/SETEMBRO . 2022

Deixe um comentário