AESintra Atividades Segurança Alimentar

Semana da Segurança Alimentar na AESintra

Partilhar

De 5 a 9 de outubro, a AESintra promoveu uma série de encontros online, alguns de participação livre outros exclusivos a associados, mas todos de participação gratuita.
Estes encontros foram uma preciosa oportunidade para os empresários do setor da restauração e similares, receberem informação fidedigna sobre os processos, ações e comportamentos a adotar, em tempo útil, para quando forem fiscalizados pelas autoridades com competência não incorrerem em sanções/coimas previstas por lei. Para a dinamização das ações a AESintra convidou vários organismos: Câmara Municipal de Sintra; a DSE – DPMF da Policia Municipal/ (Departamento de Segurança e Emergência – Divisão de Policia Municipal e Fiscalização); ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Diversey – líder mundial em soluções de higiene e limpeza para o mercado institucional, nos setores de hotelaria, restauração, retalho, saúde, alimentos, etc.

7 Outubro – Videoconferência
1ª Ação online
Tema: Fiscalização da autarquia nos estabelecimentos de hotelaria e restauração
Com:
– Florência Dias – Chefe de Divisão da DLAE (Divisão Licenciamento das Atividades Económicas) da Câmara Municipal de Sintra
– Major Manuel Lage, responsável pela Polícia Municipal e o agente graduado Paulo Garção (DSE – DPMF) da Policia Municipal.
Em sala (plataforma zoom) estiveram presentes várias dezenas de participantes que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas. Surgiram várias questões relativas não só à fiscalização dos espaços, verificadas durante a pandemia, pela entidades competentes, como outras de cariz mais generalizado, referentes ao licenciamento dos estabelecimentos, etc.

8 Outubro – Videoconferência – 2ª Ação online
Tema: Requisitos para uma inspeção na hotelaria
Com:
– Teresa Costa da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) Com cinco dezenas de participantes em sala, esta videoconferência online foi das mais participadas da semana. Teresa Costa fez uma breve apresentação do âmbito de atuação da entidade que estava a representar e de forma sucinta fez uma abordagem aos requisitos necessários a implementar nos espaços em cumprimento com as normas e regras de segurança e higiene alimentar.

9 Outubro- Webinar –  2ª Ação online
Tema: Restauração pós-covid nnDinamizada por Ana Picanço no papel de oradora, coordenadora do Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra, esta ação quis esclarecer e incentivar os agentes económicos da restauração a agirem dentro das normas da atual conjuntura, abordando caminhos para lá da segurança e higiene alimentar. Exclusiva a associados, foi mais uma oportunidade de aconselhamento técnico e partilha de experiências bem conseguida.

9 Outubro – MasterClass – 4ª Ação online
Tema: Como escolher e utilizar produtos para higienização Esta master class, com a Diversey, exclusiva a associados da AESintra, teve como 1ºorador o José Campos que fez um enquadramento técnico e de índole teórica sobre o tema. Seguidamente o Nuno Leandro fez uma apresentação prática da ação, simulando o uso correto dos materiais. A ação foi muito prática e bastante produtiva para os associados presentes que esclareceram dúvidas pertinentes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *