AESintra Segurança Alimentar

Razões para contratar o Serviço de Segurança Alimentar da AESintra

Partilhar
( JEL – edição 34 – setembro/outubro 2021. Artigo escrito na sequência da entrevista a um associado da AESintra)

É usual pensar-se que só o setor da restauração precisa de implementar o HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos – porém, apesar de a legislação não referir a obrigatoriedade de contratação de empresas de consultoria para apoio na implementação do sistema HACCP, a verdade é que o processo acarreta métodos, rotinas e certificações pouco acessíveis ao cidadão comum, sendo por isso desejável a contratação de uma empresa externa.

É assim que a AESintra trabalha com a Zumub, desempenhando um papel de verificação de funções e atestando a conformidade de processo na linha de produção. Na prática, considerando o processo de fabrico, venda física e online, a Zumub tem uma dimensão de negócio já bastante considerável, integrando recursos humanos internos já treinados em matéria de Segurança Alimentar, porém, a certificação de que o HACCP está efetivamente conforme a expressão da própria Lei, só um técnico especializado pode conferir; daí a importância do Serviços de Segurança Alimentar da AESintra que, para além da disponibilidade próxima e diária em esclarecer todas as dúvidas, presta a Zumub um serviço de rotina que acarreta, prioritariamente, estas funções:

• Verificação dos pré-requisitos do HACCP;
• Verificação do Plano HACCP (se os fluxogramas de fabrico estão de acordo/atualizados com o que é feito, se estão todos os perigos identificados, etc. No caso da Zumub, o maior perigo associado passa pelo uso correto de aditivos adicionados);
• Verificação do sistema de rastreabilidade;
• Verificação dos cumprimentos da legislação no que toca a condições estruturais e de higiene (de acordo com o Reg. 852/2004).

JEL – edição 34 – setembro/outubro 2021

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *