Projeto CAPACITAR MAIS – Integrar pelo trabalho e pela formação
Partilhar

O CAPACITAR MAIS é um projeto da AESintra que está a ser implementado no terreno e resulta da candidatura ao Programa Projetos Inovadores e/ou Experimentais para o Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social, apoiado pelo Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, financiado por fundos europeus.
O CAPACITAR MAIS objetiva, numa primeira e rápida análise, contribuir para a capacitação de empreendedores, instituições e da própria comunidade. Capacitar esses grupos para abordagens de índole técnica, integradas e multidisciplinares, que possam apresentar valia para a sustentabilidade da economia local, para a inclusão social e para a melhoria de vida das populações. As ações previstas e calendarizadas passam, maioritariamente, pelo reforço da empregabilidade, pelo incentivo ao empreendedorismo e pela criação de postos de trabalho. Destaca-se ainda o foco na qualificação e na capacitação do capital humano. Territorialmente o CAPACITAR MAIS, tem um raio de ação local, nas freguesias Algueirão-Mem Martins e a União de Freguesias de Queluz e Belas.
O conhecimento atualizado do tecido económico é uma das bases fundamentais de atuação do CAPACITAR MAIS, porque, para além de outros indicadores, permite identificar oportunidades de emprego, de formação e de investimento. A pandemia induziu mudanças profundas no sistema económico e social pelo que é estritamente necessário um novo diagnóstico prospetivo que possa ajudar a identificar as novas necessidades de recursos humanos e formativas das empresas. Esse diagnóstico é o primeiro grande passo de execução do CAPACITAR MAIS que tem como ferramenta soberana a aplicação de um questionário às empresas instaladas nas freguesias nomeadas, capaz de traçar uma estratégia adequada às novas necessidades do mercado, em função da informação recolhida.
Adianta-se que as conclusões, os dados e as informações recolhidas e tratadas resultantes da análise e interpretação do universo total desse questionário, serão objeto de apresentação pública aos parceiros.
Paralelamente, o CAPACITAR MAIS vai atuar junto da população desempregada. A fraca adequação do perfil dos candidatos às ofertas de emprego disponíveis, já tinha sido um constrangimento identificado. Atualmente, depois de instalada a pandemia, esse constrangimento ganhou ainda mais relevância e acabou por expor um cenário de difícil match entre quem procura emprego e as ofertas existentes.
Nas freguesias onde o CAPACITAR MAIS vai atuar, não existem dados sobre o perfil dos desempregados, pelo que a AESintra vai, conjuntamente com as instituições locais, trabalhar a dimensão da empregabilidade, analisando todos os inputs revelados pela interpretação dos resultados do inquérito.
Pessoas, instituições e comunidades mais capacitadas permitem o aumento da atividade produtiva, do emprego e dos padrões de vida das populações residentes. Posto isto, para criar uma base de trabalho sustentável e fiável a AESintra já está a aferir, junto da comunidade empresarial local, toda a informação necessária.
Conclui-se este artigo, alertando quem o lê, para a necessidade de responder ao questionário enviado digitalmente para as empresas na área territorial de atuação do CAPACITAR MAIS. Se é um desses empresários, por favor, é muito importante a sua colaboração.