Parceiros

Sintra reforça âmbito do Projeto de Venda Responsável de álcool, tabaco e jogo com a formação de profissionais

Partilhar

O projeto de apoio ao comércio e serviços do concelho de Sintra – Venda Responsável de Álcool e de Tabaco no Comércio e Serviços – existe no território desde 2015 e até à data, apesar do abrandamento causado pela situação pandémica, já visitou perto de 60 estabelecimentos comerciais. O projeto surge da necessidade de clarificar a legislação associada à venda daquelas substâncias, proibida antes dos 18 anos, assim como da frequente ocorrência de situações de uso/abuso de álcool e de tabaco por parte dos mais jovens.

Na essência do projeto está a motivação das várias entidades que constituem o grupo de parceiros, em promover a venda responsável de álcool, tabaco e jogos a dinheiro, com foco na proteção da saúde dos adolescentes e jovens e com o envolvimento e o contributo essenciais dos comerciantes e agentes económicos. A observação frequente de situações em que jovens conseguem comprar álcool ou tabaco, associadas ao uso/abuso de álcool, na proximidade de escolas ou de determinados contextos comunitários, dá corpo à operacionalização do projeto.

Ao longo de todos estes anos, na zona de Sintra, o projeto tem desenvolvido ações de prevenção ao consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, em contexto escolar e em contexto comunitário. São ações de proximidade que objetivam a promoção da venda responsável daquelas substâncias, particularmente direcionadas aos comerciantes dos estabelecimentos localizados na proximidade de estabelecimentos de ensino e de locais com concentração de adolescentes e jovens.

Os comerciantes locais cujos estabelecimentos vendem álcool e/ou tabaco, têm um papel privilegiado na proteção da saúde dos seus clientes e por isso o envolvimento destes agentes económicos é fundamental. A venda responsável implica conhecimentos e competências específicos por parte dos vendedores, bem como um compromisso social que é importante ser reconhecido e incentivado.

A intervenção junto dos comerciantes inclui ações de sensibilização, realizadas localmente pelos parceiros, que envolvem a distribuição de um desdobrável com informação sobre a lei (anexo a este comunicado). Nesse desdobrável, por exemplo, explica-se quando pedir o cartão de cidadão para verificação da idade e como lidar com clientes insistentes ou alterados. No âmbito do projeto, a Associação Empresarial de Sintra (AESintra) tem realizado ações de formação dirigidas ao seu tecido associativo.

PARCEIROS DO PROJETO

  • Câmara Municipal de Sintra – Divisão de Saúde e Ação Social;
  • ARSLVT através da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD);
  • CRI de Lisboa Ocidental;
  • Associação Empresarial de Sintra (AESintra);
  • PSP – Divisão Policial de Sintra;
  • Secção de Policiamento de Proximidade;
  • Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Sintra;
  • Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra.

DATAS IMPORTANTES

Setembro de 2017 – O Projeto foi apresentado com grande sucesso e acolhimento ao Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) – SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências

2019 – Alargamento da intervenção do Projeto junto dos grandes comércios a retalho com a inclusão dos estabelecimentos de apostas. – Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra e os Agrupamentos Escolares com escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundárias, passam a integrar o conselho de parceiros do Projeto.

2021- 2022 – O projeto é reforçado no seu âmbito de atuação, com a introdução de um módulo sobre o tema: venda responsável na formação de futuros profissionais das áreas de restauração, marketing e saúde.

Em 2021 entra um novo parceiro para o Projeto: a Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra. – Foi lançado o desafio aos alunos da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), do curso de design gráfico: Restyling gráfico da imagem do projeto Anexos: Flyer Informativo do Projeto Fotos das ações Mais informações: Olga Figueiredo – AESintra – 932323345

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *