Novo pacote de medidas
Partilhar

Foi aprovado mais um pacote de medidas em Sintra pela autarquia sintrenses, por forma a minimizar os impactos sócio económicos da Covid-19. Este pacote, com um valor superior a 2 milhões de euros, vai apoiar desempregados, taxistas, clubes desportivos, IPSS´s e grupos de teatro e dança.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Sintra explica que “município criou um inovador fundo destinado a apoiar e auxiliar os munícipes desempregados, com dotação de 1 milhão e 300 mil euros”, uma vez que, “o aumento do desemprego é altamente preocupante, com consequências sociais extremamente graves”. Este apoio dirige-se a todos os munícipes que a 31 de dezembro de 2020 estivessem, e se mantenham, numa situação de desemprego, façam prova de procura ativa de emprego, não usufruam de subsídio de desemprego nem rendimento social de inserção e que em 2019 não tenham tido um rendimento familiar superior a 20 mil euros.
A Câmara Municipal de Sintra, a partir de dia 1 de março, vai disponibilizar toda a informação e o formulário no seu site oficial para as candidaturas.
Outros apoios financeiros aprovados:
– Até ao máximo de 89 mil euros à Cooperativa de Táxis de Sintra, que se traduz num apoio de 650 euros a cada um dos 134 profissionais.
– 165 mil euros para139 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Instituições Sem Fins Lucrativos do Município;
– Protocolos de colaboração com a Fundação CulturSintra e os grupos de teatro e dança do concelho no valor de 343 mil euros, no âmbito do Fundo Municipal de Emergência Cultural;
– 230 mil euros a clubes e associações do concelho;
O município sintrense já disponibilizou mais de 20 milhões de euros do seu orçamento municipal desde o início da atual crise pandémica.