Empresas/Negócios Parceiros

FabLab: Prototipagem e fabricação digital em comunidade a baixo custo

Partilhar
JEL35 – novembro/dezembro 2021

FabLab é a abreviatura de “Fabrication Laboratory” e resulta de uma parceria entre a Agência de Empreendedores Sociais (SEA) e o Município de Sintra. A AESintra está focada em construir pontes facilitadoras para a execução e materialização de projetos da comunidade empresarial e empreendedora de Sintra, reconhecendo que muitos desconhecem a existência deste conceito que em muito pode ajudar a propulsionar novas ideias.

O FabLab Sintra está sediado em Massamá e é um laboratório de prototipagem e experimentação, também conhecido por laboratório de fabricação digital, aberto à comunidade, também à empresarial, que ali pode prototipar ideias a preços reduzidos. Não é uma fábrica de grandes produções, de todo, preenche, isso sim, aquele espaço existente entre a ideia e a sua materialização.

Pode ser um espaço de criação e de afinação, com técnicos em sala que o podem ajudar e, acima de tudo, com acesso a maquinaria pesada
que de outra forma está vedada ao comum dos empreendedores. Falámos de maquinaria de corte a laser, de impressora 3D, de plotters- corte
e impressão, estampagem, etc.

O FabLab fomenta uma educação técnica informal num ambiente ideal para a invenção e criou na sua agenda de marcações aberta à comunidade, os “dias abertos” para a prototipagem e experimentação com utilização gratuita do equipamento e os “dias fechados” dedicados ao agendamento da produção de peças. Nas terças-feiras de todas as semanas, durante todo o dia, são realizadas formações e workshops abertos à comunidade.

Roberto Benevide, um dos técnicos do FabLab Sintra, apresentou o espaço e o conceito à equipa de visitantes da AESintra, sublinhando que “o objetivo é ajudar a pessoa a materializar projetos. A partir do momento em que o faça, está pronta a deixar o FabLab em busca dos seus próprios recursos.” No FabLab não são feitos trabalhos por encomenda, o objetivo não é o lucro e a ideia principal é a ajuda das pessoas que procuram o laboratório, promovendo a aprendizagem e a autonomia.

Equipamentos disponíveis: Impressora 3D – Laser – Plotters / Corte e impressão – Silhouette Cameo 3 – Costura – Estampa – Carpintaria

Frederico Eça, responsável pela SEA, fez questão de se juntar à visita, lembrando que o objetivo da Fablab não é competir com os empresários, mas sim potenciar as suas ideias, aliás, desejou o reforço da parceria com a AESintra na medida em que podem daqui nascer várias facilidades para o tecido empresarial, começando, por exemplo, com a disponibilização de packs de empreendedor (estacionário; decoração montra; imagem institucional, etc) para quem está a abrir a sua própria unidade de negócio e ainda não tem capacidade financeira. No espaço podem ainda ser feitos team buldings para a execução.

Esta visita foi acompanhada por Joaquim Viegas Simão, Presidente da Direção da AESintra, Carlos Jesus, Secretário e Paulo Teixeira, membro do conselho fiscal e “cara” do Núcleo de Proximidade ao Associado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *