AESintra Segurança Alimentar

Combater o desperdício alimentar é responsabilidade de todos

Partilhar
Artigo da responsabilidade do Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra

O desperdício alimentar é uma preocupação crescente em todo o mundo e a cada segundo 80 toneladas de comida são desaproveitadas! Anualmente, aquele impressionante número diz-nos que um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo vão diretamente para o lixo.

O relatório de 2021 sobre o Índice de Desperdício de Alimentos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que por ano sejam desperdiçadas 931 milhões de toneladas de alimentos no consumo doméstico, restaurantes, retalhistas e outros serviços alimentares.

Por ano, na União Europeia, são desperdiçadas 89 milhões de toneladas de alimentos e em Portugal, cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos ainda próprios para consumo vão para o lixo.

Estima-se que cada português desperdice 100 kg de alimentos por ano e que todos os anos, um milhão de toneladas de bens alimentares nunca cheguem ao prato de alguém, um valor que serviria para confecionar 50 mil refeições diárias para quem mais precisa.

É uma situação preocupante, principalmente se tiver em conta os recursos envolvidos na produção e no número de pessoas com fome que poderiam ter acesso a estes alimentos.

Estes números são de tal forma gritantes que em dezembro de 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 29 de setembro como Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares.

Este dia tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre o combate ao desperdício alimentar, dado que a população afetada pela fome tem vindo a aumentar, ao mesmo tempo que são desperdiçadas diariamente toneladas de comida.

Durante as várias fases do ciclo de vida dos alimentos, a mais eficiente na sua utilização é a do processamento, onde as perdas são minimizadas e reaproveitadas noutros processos produtivos. Por outro lado, a fase inicial (colheita) e a fase final (em casa/restauração) é onde incide a quase totalidade das perdas.

É fundamental que o combate ao desperdício alimentar se transforme num compromisso, desempenhando cada um de nós um papel principal neste caminho, nomeadamente os estabelecimentos de restauração.

E são exatamente os estabelecimentos de restauração que devem garantir a produção de alimentos seguros através da implementação de um sistema alimentar baseado nos princípios do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), que apresenta diversos benefícios, tais como, a redução de perdas de matérias-primas, promovendo também, a diminuição de custos operacionais.

De referir que, a partir de 1 de janeiro de 2024 e de acordo com o Art 23.° do Decreto de Lei n.°102-D/2020, os estabelecimentos de restauração serão proibidos de descartar alimentos que ainda possam ser consumidos sempre que existam possibilidades seguras de escoar, e uma forma de o fazer poderá ser através de acordos de doação de alimentos.

Atualmente existem vários projetos que contribuem para combater o desperdício alimentar, nomeadamente, a Refood – nossa parceira. Esta organização voluntária com pontos de distribuição em todo o país – um deles em Rio de Mouro – conta com 6800 beneficiários e distribui cerca de 150 mil refeições por dia. A Refood, através de voluntariado, recolhe alimentos perecíveis de consumo quase imediato e sobras de refeições intactas de restaurantes, cafés, supermercados, entre outros, distribuindo por famílias carenciadas sinalizadas.

Se está a ler este artigo e se se identifica com este conceito de combate ao desperdício alimentar, quer seja voluntário quer seja, fundamentalmente, proprietário de estabelecimentos de restauração ou similar, contacte a AESintra que pode ajudá-lo a potenciar os seus excessos de produção, redirecionando-os e evitando que se tornem desperdícios alimentares.

Para além da Refood existem outras soluções e dicas que podem ajudá-lo a combater o desperdício alimentar. Com a ajuda da AESintra, conheça essas sugestões e torne-se  um agente ativo no combate ao desperdício alimentar.

Assuma a sua responsabilidade!

Para mais informações contacte o Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra

📧 segurancaalimentar@aesintra.com – 📞 21 910 62 83 – 📱 932 232 348

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *