AESintra Formação Profissional

AESintra: Formação online em tempos de pandemia

JEL
Partilhar

A qualificação dos recursos humanos é a chave para um maior crescimento económico, e o investimento na formação à distância é fundamental em tempos de pandemia porque possibilita a continuação do processo formativo e reforça o envolvimento das pessoas. A AESintra é uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Esta certificação atesta que a AESintra possui competências e uma equipa técnica que permite desenvolver as atividades que integram todas as fases do ciclo formativo.

Ao longo dos anos tem disponibilizado uma oferta formativa diferenciada que dá resposta às necessidades dos trabalhadores e empresários. Procura diversificar as áreas de atuação, os horários da formação e os locais de realização. A AESintra dividiu o plano de formação de acordo com os vários tipos de formação: formações obrigatórias (formações obrigatórias por exigência legal), Formações transversais (formações que permitem atualizar conhecimentos e aumentar competências) e formações premium (formações dirigidas a empresários e gestores para atingirem o seu máximo potencial, com foco e determinação, aumentando os resultados quer na vida profissional, quer na vida pessoal).

Todas estas formações foram sendo ministradas, através do recurso à formação presencial em sala. Contudo com o aparecimento da pandemia e na sequência da declaração do estado de emergência associado à COVID19, foi necessário implementar medidas de prevenção e controlo de infeção, designadamente em matéria de manutenção do distanciamento de segurança entre os cidadãos, sobretudo em espaços fechados, situação que teve um impacto muito significativo no desenvolvimento das atividades formativas.

A AESintra lembra a todos os associados, que apesar do aparecimento da pandemia, continua a ser obrigatório proporcionar 40 horas de formação anual aos seus trabalhadores. As formações obrigatórias por lei são: Segurança no trabalho – Conceitos Básicos; Emergência em primeiros socorros no local de trabalho; Segurança Contra Incêndios. A AESintra também tem disponível formação profissional obrigatória para o setor alimentar.

Houve necessidade de criar novas dinâmicas de intervenção, redesenhando programas de formação à distância, com vista a dar cumprimento ao distanciamento social exigido para mitigar o risco de propagação do vírus e dar continuidade à ação formativa. A AESintra, através do seu gabinete de formação, encetou todos os esforços no sentido de encontrar soluções inovadoras quanto aos meios utilizados para garantir a continuidade da atividade formativa.

Foram criadas alternativas à forma tradicional de formação em sala, começando por disponibilizar webinares gratuitos aos seus associados, passando daí para a formação à distância. O gabinete de formação conseguiu criar alternativas que permitiram continuar com a oferta formativa e mitigar o confinamento e distanciamento social a que estamos todos sujeitos. Neste momento está disponível formação presencial e formação online.

Poderá optar pela que melhor se adapta à sua situação. A formação presencial em sala desenvolve-se cumprindo todas as obrigações legais impostas pela Direção Geral de Saúde: São cumpridas as normas de distanciamento, procedemos à higienização regular das superfícies, asseguramos que os formandos higienizem as mãos à entrada da sala e informamos as normas de ajuntamento nas pausas da formação.

JEL31 novembro/dezembro 2020

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *