Empresas/Negócios

“48% dos empresários portugueses afirmam estar entusiasmados com o crescimento e o futuro, mais do que em anos anteriores”

Partilhar

Parece que o mindset dos empresários portugueses alterou, como resposta ao último ano e meio de pandemia. Pelo menos é a conclusão a retirar de um estudo europeu da Intrum, empresa especializada na recuperação de crédito que “revelou que 58% das empresas portuguesas afirmaram que a pandemia os motivou a melhorar a sua gestão de risco dos pagamentos em atraso”, um valor em linha com a média europeia, que se situa nos 59%.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, “a Covid-19 contribuiu para uma mudança de mentalidade nas empresas, levando à adoção de novas estratégias, comportamentos e, as empresas portuguesas não foram exceção alterando as suas prioridades estratégicas.

Em Portugal 34% das companhias “referiu ter como prioridade estratégica” em 2021 “a reavaliação de contratos com os principais fornecedores e parceiros”.

Entre os outros objetivos, 32% das empresas respondeu também querer “fortalecer a liquidez e tesouraria”, 30% pretende “desbloquear um novo crescimento” e 27% “melhorar a gestão da dívida”.

De acordo com o documento enviado em comunicado à agência Lusa, durante o período pandémico, “a aceleração digital do negócio foi a medida mais adotada pelas PME [pequenas e médias empresas] (38%)”. “Em contrapartida, apenas 20% das grandes empresas seguiu este caminho.

O desenvolvimento de novos produtos e serviços foi a medida mais adotada pelas grandes empresas (26%), cinco pontos percentuais acima da média europeia”. As PME portuguesas “ficaram-se pelos 16%” nos novos desenvolvimentos, mas “acima da média europeia, que foi de 12%”.

Relativamente a este ano, “48% dos empresários portugueses afirmam estar entusiasmados com o crescimento e o futuro, mais do que em anos anteriores”, aponta a Intrum, relevando também que a nível europeu esta percentagem fica nos 45%.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *