AESintra Serviços

Dia Mundial da Água na perspetiva da Segurança Alimentar

JEL
Partilhar

Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água e a AESintra, através do seu gabinete técnico, relembra a importância deste elemento em todos os processos e boas práticas de Segurança Alimentar. Para a implementação do HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point – sistema internacionalmente aceite e documentado pelo Codex Alimentarius, que define os requisitos para o controlo eficaz da segurança alimentar – o comprovativo de que a água consumida no estabelecimento é potável, é um fator essencial e obrigatório.

No setor alimentar, a qualidade da água é um fator de extrema importância para as várias etapas de produção associadas a todo o processo, assim como é determinante na higienização e confeção de frutas e legumes e até como elemento integrante de sopas ou de sumos naturais.

O Gabinete de Segurança Alimentar de AESintra aproveita este dia especial para apelar ao controlo da qualidade da água, fazendo-se assim cumprir os parâmetros legais. Se assim for, evitam-se problemas graves de contaminação e/ou intoxicação de índole alimentar. 

A utilização da água da rede pública é a escolha mais segura porque é frequentemente controlada. Se essa não for a opção, é necessário que a água utilizada seja controlada por um laboratório certificado.

O controlo microbiológico da água para consumo humano é um fator a ter em conta no sistema de monitorização efetuado ao HACCP, devendo assim, cada estabelecimento, consultar essa informação junto dos Serviços Municipalizados das Águas de Sintra em SMAS SIntra – Controlo e divulgação de dados da qualidade da água

De acordo com o SMAS – Serviços Municipalizados de Sintra “A qualidade da água fornecida é controlada através da elaboração de um Programa de Controlo de Qualidade da Água – PCQA, que anualmente é submetido para aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) no âmbito do Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelo Dec. Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro”.

Acrescentamos que existem pequenos gestos a ter no consumo da água que promovem boas práticas ambientais:

  • Utilizar apenas as quantidades necessárias;
  • Fechar sempre as torneiras, após a sua utilização​;
  • Utilizar máquina de loiça ao invés de lavar a loiça à mão;
  • Utilizar a quantidade de água recomendada pelo fabricante do produto para a desinfeção de frutas e legumes

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *